O sucesso da transição capilar se dá por vários fatores que influenciam para que a cada dia mais mulheres sintam-se à vontade e amparadas nessa fase. Um dos fatores é a vasta gama de produtos disponíveis nas prateleiras de supermercados, casa de cosméticos e perfumarias para cabelos crespos e cacheados.

Entrei em contato com 10 empresas que estão “bombando” no mercado para saber como se prepararam e descobriram essas clientes em potencial.  Infelizmente recebi praticamente a mesma resposta da maioria das marcas, apenas uma se prontificou a dar uma entrevista e merece destaque neste post.

Apresento a vocês a entrevista da marca Lola Cosmétics

A maioria das marcas sempre desenvolveram linhas convencionais para cachos, mas hoje o que se vê é uma linha de mercado gigantesca voltada para as crespas/cacheadas. A assistente de marketing da Lola, Camila Santos, conta que a história da empresa começou com o Grupo Farmativa há seis anos, terceirizando cosméticos para marcas brasileiras e outras tantas internacionais. Dessa expertise, surgiu à vontade de criar uma marca própria, e então, surgiu a Lola. Inicialmente dirigida para o público profissional, mas teve o percurso alterado devido à demanda do consumidor final e seguiu para o varejo, mas sempre com qualidade de tratamento profissional, garante Camila.

As embalagens da Lola são coloridas e divertidas, e a representante da marca conta que através da publicidade, foi criada uma identificação visual com as Loletes, que são criações de personagens “pin ups” para ilustrar os frascos de linhas como “Meu Cacho Minha Vida”. Além disso, textos de empoderamento fazem parte do dia a dia da comunicação da marca.

A empresa acredita que a transição capilar é um movimento, não só estético, mas também de resistência e empoderamento. “Estamos aqui para apoiar e incentivar as nossas “loletes” a serem como quiserem e a usar o cabelo do modo que quiserem! A Lola busca, cada vez mais, o engajamento em movimentos como “este”, garante a assistente de marketing.” Camila revela que a empresa conta com o apoio quinzenal da colunista Djamila Ribeiro. “Percebemos que ela é uma grande referência e relevância para esse público, avalia a representante.”

A marca não trabalha com influencers ou embaixadoras, a assistente de marketing comenta que marca envia produtos para as blogueiras para saber a opinião delas e não pagam por isso. Quanto aos valores de mercado, ela afirma que os preços são baseados principalmente no custo de matérias primas, que são certificadas e diferenciadas. Além de prezar por matérias primas vegetais, orgânicas e 100% veganas. “Apesar da Lola não ser uma marca voltada somente para o público cacheado/crespo, desde nosso nascimento temos produtos para esse público que é muito relevante para nós até hoje”, comenta Camila.

A quantidade de produtos lançados é muito grande, por conta disso Camila revela que o consumidor reage de forma positiva, tendo em vista que a criação de novas linhas é para atender a necessidade destes consumidores, que vem crescendo cada vez mais.

“O envolvimento com os consumidores é crucial para que a Lola fique por dentro das necessidades do seu público, não sendo somente crespas e cacheadas, apesar de ser um público muito importante para nós. A Lola investe nas cacheadas/crespas desde o começo, não somente após o “boom” de produtos para esse público, acreditamos que elas reconhecem isso”, declara a assistente de marketing.

Veja também como as demais empresas se posicionaram:

DOVE: Agradecemos o contato e o interesse em nossa marca. Caso necessite de informações sobre o histórico da empresa ou das marcas, além de materiais de publicidade, design e marketing, estas informações estão disponíveis no site www.unilever.com.br. Basta digitar “Centro de História” no campo busca. Para outras informações, gostaríamos de te contar que recebemos diariamente vários contatos de estudantes solicitando a colaboração de nossos profissionais para a realização de trabalhos. Embora tenhamos o desejo de atendê-los, essa ação torna-se inviável devido à demanda. Contamos com a sua compreensão. Até mais!

SEDA: É muito gratificante saber que você escolheu fazer um trabalho sobre a Unilever. Isso nos permite constatar o respeito que você tem por nossas marcas e serviços.
No site www.unilever.com.br  consta um acervo com o histórico da empresa desde 1929 – quando chegou ao Brasil – além de materiais de publicidade, design e marketing. Estas informações estão disponíveis para você, estudante, que deseja se aprofundar nas pesquisas. Para obter estes dados, acesse o site e digite “Centro de História” no campo “busca”.
Ressaltamos que algumas informações que você necessita fazem parte da estratégia da empresa e, de acordo com nossa política não podemos fornecê-las.
Além disso, recebemos diariamente vários contatos de estudantes solicitando a colaboração de nossos profissionais para a realização de trabalhos, mas essa ação torna-se inviável devido à demanda. Contamos com a sua compreensão.
O Serviço de Atendimento ao Consumidor continua à sua disposição. Entre em contato sempre que quiser.
Abraços, equipe do Serviço de Atendimento ao Consumidor
Unilever Brasil.

GARNIER: Agradecemos o contato e interesse por Garnier. Em atenção à sua solicitação, informamos que o atendimento ao consumidor não realiza o envio de dados referentes às nossas marcas, mas que toda documentação referente à nossa empresa encontra-se disponível em www.loreal.com.br​. Mantemos-nos à disposição para contatos futuros. Será um prazer atende-la. Aproveitamos para convidá-la para avaliar nosso atendimento. É importante saber sua opinião para aprimorarmos cada vez mais nosso serviço. Em caso de dúvidas colocamos à sua disposição nossos canais de relacionamento sempre que desejar nos contatar: faleconosco@br.garnier.com​,www.garnier.com.br ou 0800 7​01 0114.  Um abraço, Nayara Rodrigues Centro de Relacionamento com o consumidor Garnier.

YAMÁ COSMÉTICOS: Obrigado pelo contato e interesse pela Yamá.
Infelizmente a norma da diretoria não permite comunicar informações referentes à empresa para esse determinado fim. Desta vez não podemos ajudar!
Boa sorte com seu projeto, sucesso!
Um abraço, Yamá – Marketing.

MONANGE: Ficamos felizes em saber do seu interesse em utilizar a nossa marca Monange como referência no Trabalho de Conclusão de Curso. Autorizamos que vocês verifiquem as nossas informações no website www.monange.com.br. Informamos que recentemente a nossa marca foi adquirida pela empresa multinacional Coty, para maiores informações sobre a nossa empresa acesse: www.coty.com. Ressaltamos que informações adicionais que não estejam presentes nos websites não poderão ser fornecidas, bem como entrega de documentos as instituições de ensino.Esperamos contribuir para a confecção deste trabalho acadêmico.Agradecemos seu contato e permanecemos à sua disposição sempre que desejar.Atenciosamente,Talita Barroso Melo

BIO STRATUS: Recebemos, com satisfação, o seu desejo de realizar o seu trabalho acadêmico utilizando os exemplos da nossa empresa. Temos um setor de Marketing que provavelmente poderá ajudá-la. Estamos encaminhando o seu e-mail para este setor para que ele estude a possibilidade de atender você. Por favor, aguarde o nosso retorno.
Estamos à disposição. Arlete
Bio Extratus Cosmetic Natural Ltda
Fone.: 0xx(31)3855-3002

CAPICILIN: Agradecemos o interesse em realizar parceria conosco e enviamos seu e-mail para o setor responsável! Aguarde o nosso contato. CRC – Central de Relacionamento Capicilin. Biocilin Indústria de Cosméticos www.capicilin.com.br 0800 702 6244

Marcas que não responderam:  Novex e  Kanechom

Leia também:

http://blog.casanostracosmeticos.com.br/marcas/7-fatos-lola-cosmetics-voce-precisa-conhecer/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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